Reunião de Brainstorming pode se tornar uma verdadeira tempestade

Por: Denise de Moura
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Desde que iniciei minha trajetória profissional, sempre ouvia dos líderes e colegas de trabalho: vamos fazer um brainstorming!

As empresas viam e provavelmente ainda veem nesta ferramenta, uma grande chance de juntar pessoas em uma sala, debater exaustivamente sobre um assunto específico e sair com ideias inovadoras para alguma questão em pauta.

Devo dizer que já participei de inúmeros brainstormings e, infelizmente, muitos deles não traziam resultados tão satisfatórios como era o esperado. Essas reuniões acabavam sendo improdutivas e desgastantes. Todos falavam ao mesmo tempo, ninguém conseguia se ouvir e quase nunca se chegava a um consenso do assunto que estava sendo tratado. Quando, “milagrosamente”, alguém conseguia “bater o martelo”, não era porque as pessoas acreditavam que aquela era a melhor ideia, mas porque todos estavam cansados de exporem os seus pontos de vista, sem ao menos serem ouvidos.

Com o passar do tempo, as pessoas passavam a temer as famosas “tempestades de cérebros”.

Reuniões de brainstorming são bastante úteis quando utilizadas de forma eficaz. Seguem algumas dicas para torná-las mais produtivas:

– Nº de pessoas em uma reunião de brainstorming 

Se você está em uma sala com um grande número de pessoas e deseja que todos deem a sua opinião sobre um determinado processo, possivelmente não conseguirá obter resultados eficazes. Os mais desinibidos falarão sem parar e os mais tímidos não se pronunciarão.

Se você deseja opiniões diferenciadas, busque juntar uma ou duas pessoas no máximo de processos diferentes. Se conseguir colocar em uma sala cerca de 5 a 7 pessoas com conhecimentos distintos entre si terá um resultado bastante satisfatório. No final, cada pessoa ficará responsável por disseminar no seu grupo o que for decidido nesta reunião.

– Objetivos claros e específicos

É importante definir com clareza o problema que será discutido e ele tem que estar claro para os participantes Clarificar o que se deseja alcançar com a discussão e com a troca de pontos de vista é fundamental. Se conseguir enviar, previamente, algumas informações sobre o tema em pauta evitará desgastes desnecessários de tempo.     

– Carga horária

Proponha e cumpra um horário de inicio e fim da reunião. Isto fará com que as pessoas sejam mais objetivas em suas colocações.

– Tipos de comportamento em uma reunião de brainstorming      

Profissionais com características pessimistas ou arrogantes dificilmente colaboram eficazmente nestas reuniões. Os primeiros costumam dizer: “isso não será viável” e os segundos exclamam: “a minha ideia é a que funciona”. Pessoas que sabem se posicionar e conseguem escutar e respeitar a opinião do outro são as mais indicadas para participar deste tipo de encontro.

É possível sim realizar reuniões de brainstorming sem fazer nenhuma tempestade! Basta seguir algumas regras básicas e manter o foco do que se deseja alcançar com esta ferramenta.

Denise de Moura é consultora de recursos humanos com um histórico relevante no mundo corporativo e na área de clima organizacional. Durante anos tem medido e acompanhado os fatores que impactam diretamente na satisfação e na produtividade dos empregados.

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3 comentários em “Reunião de Brainstorming pode se tornar uma verdadeira tempestade

  1. Boas amigos,
    Lendo e relendo o acima, tenho mais considerações que podem ser úteis, como por exemplo:
    – O condutor do processo deve ser eficiente em elaborar e disseminar o processo, deve ser um agregador “nato”, tendo a habilidade de saber se impor quando necessário para que o tema não se desvirtue. Este profissional precisa ter a confiança dos demais e não ser um “mandatário”.

  2. Como no filme “O dia em que a Terra parou” em um dado momento chega-se ao limite e tudo deve ser repensado. O livro CANSEI mostra que empresas podem estar com suas equipes no limite e uma análise critica do comportamento dos profissionais pode ser a solução para o despertar para uma nova postura nas relações de trabalho. Adorei o livro.

Obrigado pelo seu comentário e por sua visita!